6 de setembro de 2013

Grandes inimigas das mulheres, as temidas celulites adoram nos trazer preocupações e acabar com nossa auto estima. Seu aparecimento ocorre com maior frequência nas mulheres devido ao hormônio estrogênio que faz com que elas acumulem mais gordura que os homens, principalmente no quadril e nas coxas. 

Mulheres que já apresentam má circulação, alimentação inadequada e sedentarismo, além das mudanças hormonais, estão mais sujeitas ao aparecimento dessa patologia. Infelizmente, ela ainda não tem cura, mas existem diversas formas de tratamento, que podem melhorar significativamente o aspecto da "casca de laranja". 

Separamos alguns mitos mais comuns sobre as celulites e vamos revelar para vocês o que é verdade:

Só as mulheres sofrem com o quadro
MITO. Homens também podem ser acometidos por esse tipo de dermatose. No entanto, a incidência é maior no sexo feminino por causa dos hormônios. "A celulite atinge principalmente as mulheres por causa da ação do estrogênio", pontua dermatologista Dóris Hexsel, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. E os anticoncepcionais pioram a situação.

Refrigerante e água com gás causam celulite
MITO. Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite. Partindo dessas premissas, refrigerantes devem ser evitadas devido à grande quantidade de açúcar que contêm. Sendo assim, não é verdade que o gás contido nessas bebidas causa ou agrava a celulite. 


Álcool piora a celulite
VERDADE. Geralmente, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores associados à piora da celulite. Para quem gosta de bebidas, a notícia é ruim: sim, por favorecer o aumento de peso, o álcool pode piorar a celulite.


Cigarro causa ou piora a celulite
MITO. O cigarro provoca alterações na microcirculação e na oxigenação dos tecidos, estando associado a diversos problemas de saúde, principalmente pulmonares. Sabe-se, inclusive, que cigarro ajuda a causar rugas. Mas é mito pensar que ele pode ser causa ou contribuir para o agravamento da celulite. 

Um estudo realizado no Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia (CBED) mostrou que mais de 80% das voluntárias portadoras de celulite grave e que foram submetidas à Subcision(tratamento para celulite profunda) não eram fumantes. Esses dados da nossa experiência com mais de 2 mil pacientes nos levam a crer que o cigarro não é causa, nem agravante da celulite.

A celulite piora com o avanço da idade
VERDADE. A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores desencadeantes de celulite aparece mais tardiamente (depois dos 30 ou 40 anos). Estamos falando da flacidez, que, implacavelmente, só aumenta com a idade e vai, sim, piorar a celulite.

Dieta balanceada pode ajudar a eliminar celulite
VERDADE. É verdade que excessos na dieta, como a ingestão exagerada de gorduras e carboidratos, ocasionam aumento de peso, acúmulo de gorduras localizadas e, consequentemente, pioram a celulite. Portanto, uma dieta balanceada e individualizada, com poucas calorias, vai ajudar a melhorar a celulite, além de deixar você se sentindo muito melhor. De uma forma geral, é importante a redução de alimentos fritos, gordurosos e doces.

Cremes podem reduzir sozinhos a celulite
MITO. Uma grande variedade de produtos é utilizada na formulação dos cremes anticelulite. Porém, o uso de cremes isoladamente não é capaz de reduzir a celulite. Eles podem ser utilizados de forma complementar no tratamento da celulite, principalmente nos casos mais leves.

Hidratação é fundamental
VERDADE. A falta de água no corpo dificulta a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando a celulite, entre outros problemas.

A celulite é genética
VERDADE. Certo! Com certeza, os fatores genéticos predispõem a celulite! Geralmente, quando a mãe tem celulite, as filhas também tendem a desenvolver essa condição, seguindo, muitas vezes, o mesmo padrão de lesões.

Portanto, é verdade que se deve atuar na prevenção da celulite, principalmente quando há casos familiares, o que pode ser feito por uma equipe médica experiente.

A celulite, além de causar grande desconforto estético causa a angústia de muitas mulheres que recorrem a procedimentos estéticos, no entanto, sem uma mudança de hábitos o problema não será resolvido completamente. Para que o objetivo seja alcançado com sucesso é fundamental adequar a alimentação, para diminuição do tecido adiposo, melhorar o trânsito intestinal, consumindo mais fibras, aumentar a ingestão de água e praticar exercícios físicos.


Em outro post falarei mais sobre os tratamentos disponíveis para as temidas celulites.

Não percam!!!

Beijão.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Linkie ♥

Details

Welcome!

Eu Sou do CBBlogers

Pages

Social Icons

Text

Popular Posts

Followers

Pesquise aqui!

Featured Posts